sábado, 29 de janeiro de 2011

50 anos fora da Terra

A inércia para conseguir sair de casa foi enorme. Depois de uma bruschetta que eu preparei, acompanhada por uma Paulaner (só tomei um copo, é verdade), ar condicionado tinindo e "Bonitinha, mas ordinária" na TV (hipnotizando meu marido, que sabe de cor as cenas... "Eu sou contínuo e o senhor é um bom fdp!!")... Nossa, tava difícil sair. Mas fomos fortes!

Pagode da Arruda
O primeiro pit stop foi no Pagode da Arruda. Já chegamos bem tarde (começava as 18:00 e já eram 23:00...) e só pegamos os sambas-enredos, músicas de festa junina, etc. Mas é um programa mega barato (mulher não paga até as 21:00 e homem paga "7 real") e com o samba redondinho. Estava mega animado, com o pessoal dançando quadrilha e tudo. Ah! Achado no Rio de Janeiro: tem estacionamento e, pasmem, gratuito!


Lá tem o Butekim do Terreirinho que serve churrasquinho e outros quitutes, além de ter cerveja de garrafa. Não experimentei nenhuma comidinha, vai ficar para a próxima. A unica bola fora é que eu queria uma água - e tinha acabado. Minha famosa Coca-Cola Zero, também não tinha. Nenhuma bebida light. Acabei bebendo a Coca-Cola natural, como diz nosso amigo Amorim...
(para quem quiser ir, fica no Centro Cultural Calouste Gulbenkian, na Praça Onze e rolas às 6as feiras).


Saímos de lá e resolvemos dar uma passada na Lapa para ver como estava. Minha sensação é que fui para Marte e retornei ao planeta Terra 50 anos depois. Lo-ta-do!!!! Todas as tribos que se possa imaginar: jovens, velhos, grunges, emos, patricinhas e mauricinhos, vendedores ambulantes, gringos, gays, combinações de duas ou mais categorias, tudo misturado!

Passamos pelo Rival e estava rolando festa black regada a James Brown. Fundição lotada para o show do Pedro Luis. Circo Voador tocando música eletrônica. Um grupo tocando samba perto dos Arcos. E aí, ao entrar na Mem de Sá... Ufa! Muita informação... Todos os bares com música ao vivo, samba, funk, salsa, música baiana (?). E eu que comecei a freqüentar a Lapa quando só tinha Semente, depois Carioca da Gema, Sacrilégio e Odisséia. E a gente lambia os beiços!

Com certa dificuldade de andar pelo meio da multidão, chegamos ao Bar da Boa. Não rolou. Lotação esgotada. Ainda não foi dessa vez, mas está na minha lista. Continuamos a andar, um calorzão (e eu lembrando do meu ar condicionado de casa...sinal da idade...)... Quando, de repente, avistamos um oásis! Nossa salvação, um porto seguro, quase a sensação de chegar em casa... Lá nada mudou nesses 50 anos que fiquei fora da Terra! Olha a foto e tenho certeza que você irá reconhecer:

Se você é carioca, ou já esteve na Lapa, TEM que reconhecer essa parede...

Bolinho de bacalhau do Nova Capela
Ai, o Capela! Que saudade do cabrito e arroz com brócolis as 4 da manhã... Ele continua lá, disponível, rápido e delicioso... O bolinho de bacalhau (esse eu gosto) serviu para mandar a dieta as favas (de novo??? isso não vai dar certo...) e matar um pouco da minha fome. Na hora de ir embora, respirei fundo, abri a porta, passei por um portal que faz a gente viajar no tempo e voltei para a realidade. Acho que isso é coisa de gente mais velha mesmo... "Na minha época, era diferente"... mas isso foi há 50 anos atrás...rs

2 comentários:

  1. Olá. Renata pesso desculpas por ñ conseguir atender a sua solicitação porem posso garantir que da proxima vez que vc der o prazer de nos prestigiar de outra vez ñ faltara nem agua nem coca zero agradeço pelo comentario deixo um forte abraço Jorjão.

    ResponderExcluir
  2. Olá Jorjão! Certamente voltaremos, foi muito divertido! Obrigada pelo retorno. Sucesso!

    ResponderExcluir